3 min read

Como calcular a Idade Gestacional?

Como calcular a Idade Gestacional?

Você está grávida! Mas e agora, como calcular a sua idade gestacional? Essa é uma dúvida que ronda todas as mães, principalmente, as de primeira viagem. Um dos pontos importantes que as gestantes devem saber é o tempo de gestação. Ele, na verdade, é calculado a partir das semanas de ausência de menstruação. Não sendo medido pelo momento da concepção, devido à dificuldade em se saber o momento exato dela.

Em contrapartida, como indica o senso comum – calcular gestação por meses -, o ideal é calcular o tempo de gestação por semanas. Ao utilizar esse período, torna-se mais fácil a compreensão, pois, em média, a gestação dura 280 dias ou 40 semanas, podendo se prolongar até 42 semanas.

sintomas-de-gravidez

 

Cálculo da Idade Gestacional

Para fazer o cálculo da idade gestacional, é necessário saber o dia da sua última menstruação. Especificamente, o primeiro dia dela. A partir dessa data, você começa a contar quantos dias está sem menstruar, dividindo a quantidade de dias totais por sete e calculando a quantidade de semanas de gestação.

Exemplo: Data da sua última menstruação: 1º de maio de 2017
Para calcular a data gestacional até o dia 28 de julho de 2017: conte os dias de ausência de menstruação até o dia 28 de julho e, posteriormente, divida por 7, para saber a idade gestacional em semanas.
31 – 1= 30 dias (maio)
30 dias (junho)
28 dias (julho)
Total: 88 dias / 7 = 12 semanas e 4 dias

Cálculo da data provável do parto

Existe uma regrinha para calcular a data provável do parto, que acontece em torno das 40 semanas. Entretanto, não necessariamente o bebê nascerá nesse dia específico, considerando que apenas 6% das crianças nascem na data provável. De toda forma, a partir desse dia, você já terá uma noção do provável período do parto.

Regra para saber a data provável do parto (regra de Nagele): some o numeral sete à data do primeiro dia da sua última menstruação. Feito isso, subtraia o numeral três do número do mês atual.

Exemplo: se sua última gestação foi no dia 1º de junho e hoje é dia 28 de julho, você somará 1 + 7 = 8 e diminuirá 7 – 3 = 4 (7 significa o mês de julho). Portanto, a data provável do parto será dia 8 de abril (08/04).

Se o primeiro dia da sua última menstruação for a partir do dia 25, a soma dessa data ao número sete acabará passando do último dia do mês. Nesse caso, você deve considerar a sobra da data, a passando para o próximo mês. Exemplo: se o mês for de 30 dias, 7 + 25 = 32, dessa forma, a data será o dia 2.

Com isso, quando for descobrir o mês, você não irá subtrair o numeral três do mês atual e sim o número dois. Exemplo: como estamos em julho, 7 – 2 = 5, ou seja, o mês será maio. Nesse caso, a data provável do parto será dia 2 de maio (02/05).

Vale lembrar que essa é uma regra para ajudar a descobrir o provável período do parto. Ela não será necessariamente o dia exato do nascimento do seu bebê.

sintomas-de-gravidez02

Como calcular idade gestacional sem a data da última menstruação

Quando você não sabe a data da sua última menstruação, o ideal é fazer um ultrassom antes da 20ª semana, para estimar a idade gestacional a partir dele. O primeiro ultrassom que a gestante faz é mais adequado para saber o tempo de gravidez. No caso, ele estima esse período a partir do tamanho do bebê, medindo as partes do corpo dele, como cabeça, barriga e pernas.  Com os valores obtidos, é possível definir a idade gestacional.

Depois de um tempo de gravidez, com a evolução gestacional, o feto é mais sensível a interferências externas, as quais afetam o seu crescimento, prejudicando, a estimativa mais precisa de tempo. Por exemplo, mulheres muito grandes, acabam tendo bebês maiores. Já em mulheres pequenas, os bebês podem ser menores. Portanto, quanto mais cedo for feito o ultrassom, mais preciso será o período da gestação.

Se você estava amamentando ou com ciclo menstrual muito irregular ou ainda tomando anticoncepcional e engravidou, pode acontecer uma diferença entre o cálculo feito a partir da última menstruação e a apresentada pelo ultrassom. Nesse caso, provavelmente, será adotada a estimativa do ultrassom, por ser um pouco mais precisa.

 

Conheça mais sobre como se preparar para o parto em um curso incrível!

Aproveite também para ver como é passar pelos vários momentos da gravidez nas nossas indicações de filmes para grávidas.

5/5 - (3 votes)