5 min read

22 itens de saúde e higiene para bebês que não podem faltar em casa

22 itens de saúde e higiene para bebês que não podem faltar em casa

É preciso garantir que o bebê esteja sempre limpo e com a saúde em dia, principalmente nos primeiros meses — já que ele não é capaz de dizer o que precisa ou o que está sentindo. No entanto, é muito fácil se perder com a grande quantidade de itens de higiene para bebês.

Por isso, separamos uma lista com os produtos fundamentais para cuidar da higiene e da saúde do bebê, caso ele tenha febre, dor, cólicas e outros pequenos problemas comuns nessa fase. Continue lendo e saiba mais!

Primeira semana

A primeira semana exige cuidados especiais, pois a pele do recém-nascido ainda é muito sensível — e tudo deve ser o mais suave possível para não incomodá-lo.

1. Algodão

É usado para a limpeza em geral — sobretudo nos primeiros dias de vida, período em que a pele do bebê pode ficar irritada com o uso de lenços umedecidos. Opte pelos algodões com formato de bolinha, pois são mais higiênicos e práticos para fazer a limpeza.

2. Cotonete

É usado para limpar a orelha — sempre com muito cuidado. Apesar de muitas pessoas usarem para limpar o ouvido isso não é aconselhável, principalmente em bebês. Para não correr o risco de limpar só um pouco do ouvido e acabar limpando de mais é possível usar apenas uma fralda úmida. 

No caso de recém-nascidos, o coto do umbigo também deve ser limpo com a ajuda de um cotonete, até que ele caia naturalmente.

3. Gaze esterilizada

Funciona muito bem como substituto do algodão, para limpar o umbigo e outras partes do corpo. Pode ser usada para limpar os olhos quando estão com muita remela e possíveis machucados. Nesses casos, o algodão não é a melhor escolha, porque pode soltar pequeno fios.

4. Álcool 70%

Alguns hospitais oferecem o álcool mais diluído, para que os pais levem pra casa após o parto, mas é fácil achar esse produto em farmácias. O álcool 70% é usado, principalmente, na higienização do umbigo, que deve ser feita, pelo menos, após o banho e trocas de fraldas.

Higiene em geral

Depois dos cuidados especiais da primeira semana, é possível seguir com uma rotina mais tranquila de cuidados. Mesmo assim, ainda é preciso ter atenção ao comprar os itens e escolher apenas os produtos específicos para bebês. Confira o que não pode faltar:

5. Shampoo e sabonete neutros

É fundamental utilizar produtos que cuidem da pele ao mesmo tempo que a limpe. Não utilize no bebê o sabonete que você tem em casa, pois a chance de ressecar a pele é muito grande — e isso vai gerar um desconforto para a criança. Procure sabonetes e shampoos neutros e próprios para bebês.

6. Luva de higiene bucal

É importante limpar a boca do bebê desde cedo para evitar a formação de tártaro e placa. Além disso, é um alívio essa coçadinha que a luva dá na gengiva quando os dentes começarem a nascer. A luva não precisa de pasta de dente e é usada apenas com água.

7. Soro fisiológico

É um produto multitarefas: serve para limpar os olhinhos do bebê, que ficam sujos durante a noite, e também é usado no inalador, em dias muito secos ou para aliviar uma tosse.

8. Cortador de unha ou tesourinha

Manter a unha do bebê curta e limpa é necessário para que ele não leve sujeira da unha para a boca e para que não se arranhe.

9. Hidratante corporal

Como a pele do bebê é muito fininha e precisa de um cuidado específico para não descamar ou desidratar, o hidratante é fundamental nas primeiras semanas de vida. Não use produtos para adultos! A pele dos bebês precisa de um cuidado extra e de hidratantes corporais feitos exclusivamente para eles, de preferência hipoalergênicos.

10. Creme dental para bebês

Pode ser usado, a partir dos 12 meses, para proteger os dentes e incentivar a escovação desde cedo — e é ótimo quando tem sabores do tipo tutti-frutti.

11. Lencinhos umedecidos

Podem ser usados mesmo após o desfralde — e são uma boa saída quando precisar limpar as crianças fora de casa ou em alguma emergência. Prefira modelos sem cheiro e antialérgicos e use os lencinhos apenas em último caso. Eles são práticos, mas podem machucar a pele sensível do bebê. Por isso, dê preferência para o algodão molhado com água morna.

Troca de fralda

A troca de fralda fica bem mais simples quando se tem tudo à mão. Por isso, garanta que todos os itens fiquem juntos e em um lugar acessível, para quando precisar. Evite deixar o bebê sozinho perto desses produtos, já que os pequenos são curiosos e podem abrir algumas embalagens, fazer aquela bagunça ou ainda ingerir alguma coisa, o que pode ser muito perigoso.

12. Minigarrafa térmica

Essa é uma boa solução para quem precisa trocar fraldas na madrugada e quer ter a água morna no jeito para limpar a criança, evitando um trabalho a mais. A água morna serve para umedecer o algodão e limpar o bebê com o máximo de conforto para ele.

13. Álcool em gel

É bom ter um frasco de álcool em gel sempre por perto na hora da troca — para higienizar as mãos, caso esbarre no xixi ou no cocô da fralda e precise pegar o bebê logo em seguida.

14. Pomadas de assadura

A pomada de prevenção de assaduras deve ser usada apenas na última troca de fraldas — antes de dormir. O uso contínuo não vai deixar a pele do bebê respirar e durante a noite é o período em que o bebê vai ter mais contato com o xixi e o com o cocô que ficam na fralda. Ao sinal de qualquer assadura é preciso cuidar usando pomadas específicas até que a pele se recupere. Lembre-se de sempre seguir a recomendação médica. 

Saúde

Mesmo com todo o cuidado, nenhuma criança está imune a um resfriado, febre, gripe ou qualquer outro problema de saúde. Para esses casos, é sempre bom ter alguns remédios indicados pelo pediatra para acalmar o seu bebê. Veja alguns produtos que também são úteis para esses momentos!

15. Pasta d’água

Pomada que pode ser usada sem restrições quando aparecem bolinhas — ou brotoejas —, causadas pelo calor, pelo contato com os tecidos ou por picadas de inseto.

16. Aspirador nasal

O aspirador nasal mais confortável para a criança é o que tem um canudinho — quem estiver cuidando da criança deve sugar a secreção do nariz com a boca. A secreção do nariz do bebê não vai parar na boca do adulto, pois existe um filtro que impede essa passagem. É um método confortável para a criança porque o cano é fininho e a intensidade depende de quem estiver sugando.

17. Termômetro digital

Se você ainda tem aquele termômetro de mercúrio, troque o mais rápido possível. Eles estão proibidos pelo fato do metal ser muito tóxico se entrar em contato com a pele. Os termômetros digitais são mais precisos e já estão disponíveis em qualquer farmácia a preços bem acessíveis.

18. Repelente de insetos

É indicado para crianças com mais de um ano de idade, principalmente se onde você mora tem muitos insetos — ainda mais se a criança for alérgica. Procure produtos antialérgicos que não vão irritar a pele do seu filho.

19. Ataduras e curativos adesivos

Nunca se sabe o que a sua criança vai aprontar. Então, é melhor sempre ter uma caixa de curativos em casa para emergências ou pequenos machucados.

20. Antisséptico

É prático para limpar qualquer tipo de machucado, ainda mais nas versões em spray. Escolha os que não ardem, porque de incômodo já basta o machucado. O spray antisséptico também pode ser usado para higienizar o umbigo do bebê.

21. Protetor solar

Escolha os que não saem na água e, de preferência, com um FPS (Fator de Proteção Solar) alto. Ele deve ser específico para bebês, hipoalergênico e de preferência recomendados pelo pediatra. 

22. Bolsa de água quente

Caso o seu bebê tenha cólica, a bolsa de água quente é a melhor forma de acalmá-lo e aliviar a dor com rapidez.

 

Agora que você já sabe os principais itens de higiene para bebês que você deve ter em casa, compartilhe este post em suas redes sociais e ajude outros pais — e futuros pais — a montar uma pequena bolsa de utilidades, que vai ajudar bastante na hora de cuidar dos pequenos.

Rate this post