Paninhos de Bebê: Saiba todas as diferenças entre os vários tipos
Paninho de boca, naninha, fraldinha, cueiro, mantas e por aí vai. São tantas opções de paninhos para os pequenos que os pais de primeira viagem se perdem, ou melhor, se enrolam em todos eles. E a dúvida que não cala dentro de todos os pais é: qual a diferença entre todos esses tipos de paninhos?
Cada um deles possui uma funcionalidade específica e é importante que os pais saibam cada uma delas antes de sair adquirindo os variados tipos.
Confira a lista que preparamos sobre os tipos de paninhos e suas diferenças:
Manta: é o paninho mais quentinho de todos e tem exatamente esse propósito, aquecer o pequeno. Os pais precisam ficar atentos ao tipo de tecido da manta, buscando sempre opções antialérgicas, pois os bebês, principalmente nos primeiros meses, são extremamentes sensíveis a alguns tecidos, como a lã. Se o neném for nascer no período de inverno e a região for mais fria, serão necessárias mantas com tecidos mais pesados e quentes e a lã acaba sendo uma boa opção. Nesse caso, a dica é optar pela lã antialérgica. Confira o post sobre Os itens ideais para o enxoval de bebê de acordo com cada estação.
Dica: os produtos 100% algodão são mais recomendáveis e evitam alergia e irritações na pele do bebê.
Vira-manta: ela fica exatamente entre a manta e o neném, não deixando que o pequeno tenha contato com o tecido da manta. Essa é uma opção para proteger ainda mais a pele do bebê, pois alguns tecidos de manta podem provocar alergias ou irritações na pele do pequeno.
Cueiro: esse item se parece muito com a manta, porém, em uma versão mais leve. Os tecidos dos cueiros são de flanela ou algodão. Eles possuem a função de enrolar o bebê, os deixando bem apertadinhos e aquecidos, e eram muito comuns nos enxovais de antigamente.
Dica: em regiões muito quentes, ele é uma boa opção para substituir a manta, por ter um tecido mais leve e menos quente.
Saco de dormir: ele também se parece bastante manta, com a função de deixar o pequeno bem quentinho. A vantagem dele é deixar os bebês bem aquecidos enquanto ainda estão novinhos, por ele ser fechado na parte de baixo, fica mais fácil enrolá-los. Por outro lado, na medida em que o bebê cresce, o saco de dormir vai ficando pequeno para ele e, com o tempo, ele acabará não cabendo mais no saco de dormir.
Fralda de pano: esse item possui uma versatilidade tão grande que deveria ganhar o troféu utilidade. A fraldinha pode ser utilizada no ombro da mãe quando for colocar o bebê para arrotar ou ainda para limpar alguma sujeira e enxugar o suor. Ela ainda possui outras várias funcionalidades. A dica é sempre ter uma fraldinha a mão.
Toalha-fralda: como a pele do bebê é muito sensível, esse item tem a função de ficar entre a toalha e o pequeno, evitando o contato direto da toalha com a pele do neném. Toalhas de algodão bem macias também podem ser usadas diretamente na pele do bebê.
Paninho de boca: não deixa de ser um tipo de fralda, porém, ela é um pouco menor. Ele serve exatamente para limpar a boca do pequeno. Além de não ocupar espaço, o paninho de boca pode ser carregado para todo lugar.
Naninha ou objeto transicional: nada mais é do que um paninho, podendo até mesmo ser a fraldinha de pano. Os bebês normalmente abraçam a naninha na hora de dormir para se sentirem mais seguros. Além de queridinhos dos pequenos, esse item já ganhou tanto destaque e versões variadas que merecem um post somente sobre ele. Saiba tudo sobre as naninhas.
Veja como montar um perfeito enxoval de bebê.
No EuNeném você cria sua lista de enxoval de bebê com produtos de qualquer loja. Pode compartilhar sua lista com amigos e familiares e ganhar presentes durante toda a gravidez. Experimente agora!
Member discussion