3 min read

Como escolher o nome do bebê? 10 dicas na hora de escolher

man love people woman
Photo by RODNAE Productions on Pexels.com

Escolher o nome do bebê é uma das decisões mais importantes para os pais. O nome pode influenciar a personalidade, o futuro e até mesmo a autoestima da criança. Por isso, é preciso pesquisar bem e levar em conta vários fatores na hora de decidir.

Neste post, vamos dar algumas dicas e sugestões de nomes de bebê para você se inspirar. Confira!

10 dicas na hora de escolher o nome do bebê

Siga essas dicas e encontre o nome perfeito para o seu bebê:

1. Faça uma lista. A não ser que você tenha a certeza absoluta do nome que quer, o melhor é listar todos os nomes que você gosta. Mais tarde você poderá encurtar essa lista!

2. Considere o significado. O nome pode transmitir uma mensagem ou um valor que você deseja para o seu filho ou filha. Pesquise o significado dos nomes que você selecionou e veja se eles combinam com as suas expectativas.

3. Pense na pronúncia e na grafia. Evite nomes muito difíceis de falar ou escrever, que possam gerar confusão ou constrangimento para a criança. Prefira nomes simples e claros, que sejam fáceis de lembrar e reconhecer.

4. Verifique a sonoridade. Diga o nome em voz alta e veja se ele soa bem com o sobrenome da família. Evite nomes que rimem ou que tenham sons muito parecidos com outras palavras.

5. Respeite a sua origem e cultura. Você pode optar por um nome que tenha relação com a sua história, a sua ascendência ou a sua religião. Isso pode dar mais identidade e sentido ao nome do seu bebê.

6. Busque referências e inspirações. Você pode se inspirar em nomes de pessoas famosas, personagens de livros ou filmes, lugares especiais ou até mesmo flores ou pedras preciosas.

(Veja: 100 nomes de bebês inspirados em personagens de filmes e séries (com significado) )

7. Converse com o seu parceiro ou parceira. O ideal é que os dois concordem com o nome do bebê e se sintam felizes com a escolha. Por isso, dialogue bastante e tente chegar a um consenso.

8. Ouça opiniões, mas não se deixe influenciar demais. É natural que os familiares e amigos queiram dar palpites sobre o nome do bebê, mas lembre-se de que a decisão final é sua e do seu companheiro ou companheira.

9. Espere até conhecer o bebê. Às vezes, você pode ter um nome em mente, mas quando vê o rostinho do seu filho ou filha, percebe que ele não combina. Por isso, é bom ter algumas opções reservadas e esperar até o nascimento para decidir.

10. Siga o seu coração. O mais importante é que você escolha um nome que você ame e que faça sentido para você. Não se preocupe com modismos ou críticas. O nome do seu bebê é um presente que você vai dar para ele ou ela pelo resto da vida.

Nomes de bebê mais populares

Se você está em dúvida sobre qual nome escolher, uma boa ideia é conferir os nomes de bebê mais populares no Brasil e no mundo. Assim, você pode saber quais são as tendências e os nomes que estão em alta.

Segundo o site Bebe.com.br, estes são os nomes mais populares da última década no Brasil:

– Meninos: Miguel, Arthur, Davi, Bernardo e Heitor.

– Meninas: Alice, Sophia, Helena, Valentina e Laura.

Já segundo o site Dicionário de Nomes Próprios, estes são os nomes mais populares em 2022 no mundo:

– Meninos: Noah, Liam, Oliver, Elijah e Lucas.

– Meninas: Olivia, Emma, Ava, Charlotte e Sophia.

Nomes de bebê diferentes e criativos

Se você prefere um nome mais original e diferente para o seu bebê, também há muitas opções para você se inspirar. Você pode optar por um nome que tenha uma sonoridade única ou um significado especial.

Veja alguns exemplos de nomes diferentes e criativos para meninos e meninas:

Meninos: Ravi (sol), Gael (belo e generoso), Levi (unido), Enzo (senhor do lar), Theo (divino).

Meninas: Luna (lua), Maya (mãe), Zoe (vida), Isis (deusa egípcia), Nina (menina).

(Veja também: Nomes de bebês de famosos: conheça as escolhas dos pais mais famosos do mundo das celebridades )

Esperamos que este texto tenha te ajudado a encontrar o nome perfeito para o seu bebê. Lembre-se de que não há regras ou limites na hora de escolher um nome. O importante é que ele seja uma expressão do seu amor pelo seu filho ou filha.

E você? Já tem algum nome em mente? Conte-nos nos comentários!

4.9/5 - (16 votes)