3 min read

Gravidez semana a semana: 12 semanas de gestação

Gravidez semana a semana: 12 semanas de gestação

No final do primeiro trimestre de gestação, o seu bebê já tem o rostinho mais próximo de como ele será quando nascer. O pequeno se desenvolve cada vez mais, na medida em que a sua gravidez semana a semana avança. Nesse estágio, a barriga já pode dar os primeiros sinais, mas ainda um pouco imperceptível para as outras pessoas, e os sintomas típicos desses primeiros meses também começam a diminuir.

Esse texto – continuação da Gravidez semana a semana: 11 semanas de gestação – faz parte de uma série de conteúdos com o objetivo de passar conhecimento sobre o desenvolvimento do bebê e as naturais reações do corpo da grávida.

gravidez-semana-a-semana12.

Sintomas de gravidez

As náuseas e os enjoos, bem como os demais sintomas de gravidez, começam a diminuir e a gestante passa a se sentir mais disposta. A tendência é que eles desaparecem por completo nas próximas semanas.

A vontade frequente de ir ao banheiro para fazer xixi também pode diminuir com o fechamento desse primeiro trimestre. Entretanto, nos últimos meses de gestação, ela tende a voltar, pelo fato do útero aumentar, diminuindo, assim, a capacidade da bexiga.

Durante a gestação, o nível de sangue aumenta significativamente no corpo da mulher, fazendo, portanto, com que os rins trabalhem mais, processando mais líquidos e os enviando para a bexiga. Com isso, a grávida acaba tendo mais vontade de ir ao banheiro.

Esse aumento do sangue ainda pode provocar tonturas e dores de cabeça. Vale lembrar que é sempre importante conversar com seu médico sobre todos os sintomas que está sentindo.

Emoções e comportamentos

A partir dessa fase, o risco de um aborto espontâneo diminui drasticamente, bem como os sintomas de gravidez. Com isso, a mulher fica mais tranquila e disposta. O apetite volta com tudo e o a oscilação de humor praticamente desaparece.

Dessa maneira, inicia-se um dos momentos mais brandos para a maioria das grávidas.

Mudanças no corpo

Você já pode perceber alguns quilinhos a mais e até algumas mudanças no seu corpo e rosto. Os cabelos, unhas e pele também podem apresentar diferenças durante a gravidez.

As alterações hormonais típicas da gravidez podem contribuir para um aumento de oleosidade, tanto no cabelo quanto na pele. Com isso, podem surgir algumas acnes.

Importante: lembre-se de consultar o médico antes de usar qualquer produto na pele ou cabelo.

Desenvolvimento do bebê

O seu bebê está do tamanho de uma ameixa, com aproximadamente 5,5 cm da cabecinha ao bumbum. Os dedos dos pés e mãos já estão separados uns dos outros.

Os órgãos, como rins e fígados, já funcionam e as conexões neurológicas no cérebro – chamadas sinapses – estão aos poucos se formando.

As pálpebras do bebê já estão formadas e fechadas. Elas ficarão assim até o final do segundo trimestre de gestação.

Reflexos: caso alguma parte do corpinho do bebê tenha contato com alguma coisa, ele já conseguirá ter alguns reflexos, como abrir e fechar as mãos e movimentar os pés.

Ultrassom: Translucência Nucal

Entre as 11 e 14 semanas de gravidez, é recomendado por alguns especialistas o exame de Translucência Nucal. Ele é feito por ultrassom e identifica possíveis problemas genéticos, como a síndrome de Down.

Por meio do exame de Translucência Nucal, verifica-se a presença do osso nasal e a medida de um espaço específico na nuca do bebê. Normalmente, quando há a presença de alguma anomalia, é encontrado mais líquido na nuca de bebês.

Por esse exame, também é possível verificar a idade gestacionalproblemas cardíacos.

Mudanças na rotina

Com mais disposição, talvez esse seja o momento de buscar algumas novas roupas. Nas próximas semanas, o seu corpo começará a ganhar a característica típica da gravidez, a barriga começará a crescer. Portanto, roupas confortáveis e de acordo com o momento serão essenciais.

Aproveite para buscar opções que valorizem as curvas da gravidez. Isso pode lhe ajudar a se sentir ainda mais bonita durante esse momento.

Chocolate na gravidez

As chocólatras de plantão podem ficar tranquilas. As grávidas podem comer chocolate – de maneira moderada, claro. Segundo especialistas, a quantidade de cafeína presente nesse alimento é muito pequena e não há estudos que comprovem os males da cafeína durante a gravidez.

Dica: opte pelas opções de chocolate amargo e meio-amargo. Além de serem mais saudáveis, algumas pesquisas indicam que ele pode ajudar a prevenir complicações na gravidez.

Lista de atividades: 12 semanas de gravidez

  • Aproveite que o apetite está voltando e prepare uma dieta saudável;
  • Vá às compras! Busque roupas adequadas para as mudanças do seu corpo;
  • Consulte seu médico sobre o uso de qualquer produto no corpo;
  • Marque o ultrassom.

 

Acompanhe a Gravidez semana a semana: 13 semanas de gestação.

5/5 - (5 votes)