3 min read

Fralda de pano: o que você precisa saber

Fralda de pano: o que você precisa saber

Você sabe quantas fraldas um bebê utilizará ao longo da vida? Pensando exatamente nisso, alguns pais têm optado pela fralda de pano, também conhecida como ecológica, a qual é reutilizada e não traz o mesmo impacto ao meio ambiente como a descartável.

Estima-se que uma criança use em torno de 5 mil fraldas descartáveis até os três anos de idade e cada uma delas leva cerca de 450 anos para se decompor. Portanto, esse produto possui um alto impacto ambiental. Sem contar os altos custos com os pacotes de fraldas.

As fraldas descartáveis, geralmente, são a primeira escolha quando o assunto é praticidade. Entretanto, algumas famílias têm aberto mão dessas facilidades e optado pelos benefícios da fralda de pano.

Em uma versão mais moderna que as antigas conhecidas que eram apenas de pano – a única opção até o fim dos anos 80 -, as fraldas ecológicas, agora, circulam no mercado com tecidos especiais, mais resistentes, adaptáveis ao corpo do bebê e com possibilidade de serem lavadas na máquina.

Outro ponto que anda ganhando ainda mais os pais é o conforto que esse tipo de fralda proporciona, considerando que a pele do bebê fica em contato apenas com o tecido. Dessa forma, evitando possíveis alergias e, até mesmo, assaduras, pelo fato da pele não ter contato com nenhum produto sintético.

fralda-de-pano

Fraldas de pano

Hoje, as fraldas de pano são mais modernas, com tecidos absorventes e mecanismo de ajuste, adaptando exatamente ao corpo do bebê. Assim como as fraldas descartáveis, as ecológicas devem seguir uma quantidade de trocas diárias, conforme a necessidade do bebê, idade, alimentação e clima.

A maior parte das fraldas ecológicas possui duas partes, uma capa protetora e um pano absorvente, geralmente, este segundo de fibra natural. Para as trocas, apenas o item interno, absorvente, precisa ser lavado e colocado um limpo e seco no bebê. Já a capa pode ser limpa apenas com um pano úmido.

As duas partes da fralda de pano podem ser lavadas na máquina e não devem ser passadas. O procedimento de lavagem é o mesmo utilizado para as roupas do bebê, ou seja, com sabão especial e sem o uso de produtos que possam causar alergia, como amaciantes.

Vantagens da fralda ecológica

– Menor impacto no meio ambiente;

– Menos chance de provocar alergias e assaduras nos bebês e crianças;

– Maior economia, considerando que elas são reutilizáveis;

– Ajustáveis ao corpo, podem ser usadas em bebês de 4 a 15kg;

– Mais conforto para o bebê.

Desvantagens da fralda ecológica

– Elas não são descartáveis, portanto, é preciso lavá-las. Aqueles que estiverem sujas de cocô precisam ser lavadas rapidamente;

– Não são práticas durantes passeios;

– Alto investimento no início, pois elas são mais caras que as descartáveis, custando em torno de R$ 20 a R$ 40 cada uma. Além disso, o recém-nascido troca de fraldas em torno de oito vezes no dia. Portanto, é necessário ter no mínimo o dobro do número de trocas, para garantir que as fraldas estejam secas a cada momento que o bebê precisar.

Chá de fraldas e chá de bebê online

A opção pela fralda ecológica não significa, necessariamente, o fim do Chá de Fraldas, que contribui, e muito, para compor o enxoval do bebê. Uma boa alternativa para não deixar de celebrar esse momento é optar pelo chá de bebê online, pelo qual os pais preparam uma lista de presentes virtual e retiram o valor em dinheiro dos presentes arrecadados e não os itens físicos.

Para os pais que forem optar pela fralda de pano, essa é uma ótima solução para não perder a ajuda de amigos e familiares nesse momento, considerando que esse, normalmente, é um produto mais caro.

A festa física também pode continuar com o chá de bebê online. Nesse caso, apenas os presentes são comprados pelo site e, no dia da festa, os convidados não precisam levar o presente. O momento, portanto, terá o mesmo intuito, de reunir amigos e familiares para comemorar a gravidez e o bebê que está chegando.

 

Saiba tudo sobre o chá de bebê online.

5/5 - (2 votes)