3 min read

Teste de Gravidez Caseiro

Teste de Gravidez Caseiro

Atualmente, o teste de gravidez caseiro vem ganhado popularidade na internet. Para tanto, receitas caseiras estão sendo disseminadas garantindo que podem ou não confirmar uma gravidez.

Mas, qual a veracidade desses testes? Eles, realmente, podem confirmar uma gravidez?

No ponto de vista de especialistas, os testes de gravidez caseiros não passam de reações químicas aleatórias, as quais podem ou não coincidir com o resultado do teste de gravidez.

Na verdade, a gravidez somente pode ser detectada pela presença do hormônio HCG (gonadotrofina coriônica humana) no sangue ou na urina. Por mais que aconteça uma reação química nas receitas caseiras, como o teste da água sanitária, teste da urina fervida e o teste da pasta de dente, eles não possuem relação com o HCG e não há como ele ser medido por uma reação química.

Nesse caso, o HCG somente é detectado por uma reação entre antígeno e anticorpo. Ou seja, por meio dos exames de sangue feitos em laboratórios – chamados de Beta HCG – ou dos testes de gravidez de farmácia.

É importante lembrar que os exames laboratoriais podem ser feitos gratuitamente nos postos de saúde.

Está grávida? Confira o teste de gravidez online!

teste-de-gravidez

Teste de gravidez de farmácia

Antigamente, existia uma desconfiança grande em relação aos os testes de urina, comprados em farmácias. Hoje, eles são bastante confiáveis, por possuírem uma membrana de anticorpos imobilizados. Dessa forma, quando a urina passa por essa camada, os anticorpos a capturam, obtendo, assim, o resultado.

Quando o resultado do teste de gravidez de farmácia é positivo, é praticamente certo de que haja uma gravidez. Isso pelo fato do HCG somente ser produzido pelo corpo se houver um embrião. Esse hormônio é produzido pelas células que formarão a placenta. Assim que o embrião se aloja na parede do útero – pouco depois da fertilização -, o HCG entra na corrente sanguínea e, posteriormente, na urina.

Em alguns casos, o teste apresenta um resultado negativo, mesmo quando há gravidez. Isso acontece devido à fecundação ser muito recente, ainda não contendo o HCG na urina. Após alguns dias, o resultado pode mudar, sendo positivo.

Para garantir um resultado mais certo do teste de gravidez de farmácia e, assim, evitar dúvidas, aguarde em torno de uma semana do atraso menstrual para fazer o teste. Dessa forma, se você estiver grávida, é possível que após esse período o HCG já esteja presente na sua urina.

Teste de gravidez caseiro – Pasta de dente

Esse teste consiste em uma crença popular para detectar a gravidez. Para tanto, deve-se colocar algumas gotas de urina em uma pequena parcela de pasta de dente branca. Feito isso, esperar a reação. O resultado é positivo quando a pasta fica azulada ou comece a espumar.

Entretanto, como dito anteriormente, esse resultado não passa de uma reação química entre compostos, podendo ou não coincidir com o resultado da gravidez.

Teste de gravidez caseiro – Água sanitária

Nesse teste, deve-se misturar uma quantidade de urina com água sanitária. Caso a mistura fique efervescente e com uma cor próxima ao vermelho ou laranja, é um sinal de gravidez.

Essa é apenas uma reação química entre o hipoclorito de sódio – na água sanitária – com a ureia e amônia – presentes na urina.

Teste de gravidez caseiro – Urina fervida

Para realizar esse teste, é necessário ferver a urina em uma panela de alumínio. Caso levante fervura, semelhante ao leite, formando algo próximo a uma espuma ou nata, o resultado é positivo.

Esse teste, como os outros, é apenas mais um resultado de uma reação química.

 

Importante lembrar: testes caseiros não possuem nenhum fundamento científico e podem ser prejudiciais à saúde, segundo especialistas, por utilizarem elementos químicos.

Portanto, caso haja alguma suspeita de gravidez, você deve fazer um exame de sangue ou um teste de gravidez de farmácia.

Você acredita que esteja grávida? Veja o teste de gravidez online.

5/5 - (5 votes)