4 min read

Paninhos de Bebê: Saiba todas as diferenças entre os vários tipos

Paninhos de Bebê: Saiba todas as diferenças entre os vários tipos

bebe e paninhos

Paninho de boca, naninha, fraldinha, cueiro, mantas e por aí vai. São tantas opções de paninhos para os pequenos que os pais de primeira viagem se perdem, ou melhor, se enrolam em todos eles. E a dúvida que não cala dentro de todos os pais é: qual a diferença entre todos esses tipos de paninhos?

Cada um deles possui uma funcionalidade específica e é importante que os pais saibam cada uma delas antes de sair adquirindo os variados tipos.

Confira a lista que preparamos sobre os tipos de paninhos e suas diferenças:

Manta: é o paninho mais quentinho de todos e tem exatamente esse propósito, aquecer o pequeno. Os pais precisam ficar atentos ao tipo de tecido da manta, buscando sempre opções antialérgicas, pois os bebês, principalmente nos primeiros meses, são extremamentes sensíveis a alguns tecidos, como a lã. Se o neném for nascer no período de inverno e a região for mais fria, serão necessárias mantas com tecidos mais pesados e quentes e a lã acaba sendo uma boa opção. Nesse caso, a dica é optar pela lã antialérgica. Confira o post sobre Os itens ideais para o enxoval de bebê de acordo com cada estação.

 

manta bebe

Dica: os produtos 100% algodão são mais recomendáveis e evitam alergia e irritações na pele do bebê.

Vira-manta: ela fica exatamente entre a manta e o neném, não deixando que o pequeno tenha contato com o tecido da manta. Essa é uma opção para proteger ainda mais a pele do bebê, pois alguns tecidos de manta podem provocar alergias ou irritações na pele do pequeno.

Cueiro: esse item se parece muito com a manta, porém, em uma versão mais leve. Os tecidos dos cueiros são de flanela ou algodão. Eles possuem a função de enrolar o bebê, os deixando bem apertadinhos e aquecidos, e eram muito comuns nos enxovais de antigamente.

cueiro

 

Dica: em regiões muito quentes, ele é uma boa opção para substituir a manta, por ter um tecido mais leve e menos quente.

Saco de dormir: ele também se parece bastante manta, com a função de deixar o pequeno bem quentinho. A vantagem dele é deixar os bebês bem aquecidos enquanto ainda estão novinhos, por ele ser fechado na parte de baixo, fica mais fácil enrolá-los. Por outro lado, na medida em que o bebê cresce, o saco de dormir vai ficando pequeno para ele e, com o tempo, ele acabará não cabendo mais no saco de dormir.

saco de dormir urso

 

Fralda de pano: esse item possui uma versatilidade tão grande que deveria ganhar o troféu utilidade. A fraldinha pode ser utilizada no ombro da mãe quando for colocar o bebê para arrotar ou ainda para limpar alguma sujeira e enxugar o suor. Ela ainda possui outras várias funcionalidades. A dica é sempre ter uma fraldinha a mão.

fralda

Toalha-fralda: como a pele do bebê é muito sensível, esse item tem a função de ficar entre a toalha e o pequeno, evitando o contato direto da toalha com a pele do neném. Toalhas de algodão bem macias também podem ser usadas diretamente na pele do bebê.

Paninho de boca: não deixa de ser um tipo de fralda, porém, ela é um pouco menor. Ele serve exatamente para limpar a boca do pequeno. Além de não ocupar espaço, o paninho de boca pode ser carregado para todo lugar.

pano de boca para bebe

 

Naninha ou objeto transicional: nada mais é do que um paninho, podendo até mesmo ser a fraldinha de pano. Os bebês normalmente abraçam a naninha na hora de dormir para se sentirem mais seguros. Além de queridinhos dos pequenos, esse item já ganhou tanto destaque e versões variadas que merecem um post somente sobre ele. Saiba tudo sobre as naninhas.

 

naninha-ovelha

 
Veja como montar um perfeito enxoval de bebê.


No EuNeném você cria sua  lista de enxoval de bebê com produtos de qualquer loja. Pode compartilhar sua lista com amigos e familiares e ganhar presentes durante toda a gravidez. Experimente agora!

3.8/5 - (5 votes)