3 min read

Os bebês sentem mais frio do que crianças e adultos? Mito ou Verdade?

Os bebês sentem mais frio do que crianças e adultos? Mito ou Verdade?

baby mito ou verdade

Ao senso comum, bebês sempre sentem mais frio do que os adultos, precisando de mais roupinhas e mantas para ficarem aquecidos, mesmo em dias quentes. Basta sentir uma brisa um pouco mais fresca que os pais já enchem os pequenos de roupas e os enrolam em mantas e cueiros. Mas será que isso é realmente verdade?

Mito. Isso mesmo. Os bebês, na verdade, possuem sensações térmicas próximas a dos adultos e das crianças. O ideal, portanto, é vesti-los de acordo com a temperatura do dia. Alguns especialistas recomendam que coloque sempre no neném uma roupa um pouco mais quente comparada a dos pais. Por exemplo, se um adulto estiver usando uma camisa de manga comprida, o bebê poderá estar com um casaquinho mais leve.

Em contrapartida, isso não é uma regra. Os pais precisam vestir o pequeno de acordo com o clima e observá-lo para identificar se ele está sentindo frio ou calor. A maneira mais recomendada de verificar a temperatura do neném é encostando a sua própria mão nas costas, no peito ou na cabeça dele. Caso estejam geladas, ele está sentindo frio.

pais-bebe

É sempre bom saber: os pés e as mãozinhas dos pequenos possuem a temperatura normal um pouco mais gelada do que o restante do corpo, pois os vasos sanguíneos da pele dos bebês ainda não estão completamente formados.

Em dias mais frios, a recomendação é que o bebê use mais de uma peça com tecidos leves, uma por baixo da outra. Assim, caso ele sinta calor, basta tirar uma roupinha, não sendo necessário trocá-lo por completo.

baby clothesDica de ouro: os pequenos não devem ser super agasalhados, a não ser que o frio esteja intenso.

Bebês com calor acabam ficando muito incomodados e até mesmo irritados. Se a pele do pequeno estiver úmida e suada, pode ter certeza que ele está sentindo calor.

Com as temperaturas elevadas e o calor intenso, os bebês podem ter dificuldades para dormir. Especialistas afirmam que o ventilador pode ser utilizado, desde que não fique exatamente em cima do pequeno. O ar condicionado também não é prejudicial, mas ele precisa estar com o filtro limpo e com a temperatura em torno de 24 graus.

roupa-de-bebe

Nas estações do ano

Para montar o enxoval de bebê perfeito e ser mais assertivo nas escolhas, é importante que os pais fiquem atentos à época do ano que o pequeno irá nascer e adquirir os itens ideais de acordo com cada estação.

Em estações mais quentes, os pais devem optar por roupas mais frescas e soltas, bem como tecidos de fibra natural, por exemplo, o algodão e o linho. A pele do bebê, dessa forma, poderá respirar e evitará que ele sue e desenvolva irritações, como assaduras e brotoejas (bolinhas de água).

Mesmo em dias quentes, não é recomendado que o neném durma à noite somente de fralda, pois a temperatura corporal diminui e é normal que ele sinta mais frio. Entretanto, os pais não devem colocar várias roupas nos pequenos. Uma blusa mais fresquinha e um lençol já estão de bom tamanho.


No EuNeném você cria sua  lista de enxoval de bebê com produtos de qualquer loja. Pode compartilhar sua lista com amigos e familiares e ganhar presentes durante toda a gravidez. Experimente agora!

5/5 - (1 vote)