3 min read

4 dicas para o enxoval no primeiro trimestre de gravidez

4 dicas para o enxoval no primeiro trimestre de gravidez

4-dicas-para-o-enxoval-no-primeiro-trimestre-de-gravidez.jpeg

Estar grávida é uma sensação indescritível, não é? Todos os assuntos, decisões e sentimentos serão direcionados a esse fato. E não é para menos! Ter um filho muda tudo na vida da mulher, pois é preciso que a mãe dedique uma boa parte do seu tempo aos cuidados com o bebê. E para melhorar essa relação, a gravidez é um momento de buscar informações e dicas sobre o assunto.

Preparar o enxoval no primeiro trimestre de gravidez é um meio de praticar a maternidade desde o começo e não deixar essa tarefa para a última hora, evitando imprevistos. Não sabe por onde começar? Não se preocupe! Nós vamos dar uma ajudinha. Preste atenção nas 4 boas dicas do post de hoje. Boa leitura!

1. Faça uma lista de produtos

O primeiro passo é montar uma lista de tudo que você vai precisar ao longo de toda a gravidez, e essa nunca será uma tarefa fácil, especialmente se for a primeira experiência da futura mamãe. O ideal é fazer uma lista que considere tanto o que você quanto o bebê vão precisar. Assim, é possível ter uma noção de por onde começar. (Veja aqui algumas sugestões de itens para adicionar a sua lista de enxoval)

Compreender as necessidades de tipos e tamanhos de roupas, artigos de higiene, cama e decoração, evitar estoque e escolher acessórios são algumas das considerações para montar uma lista completa e sem desperdícios. Uma boa ideia é conversar com outras mamães para ter uma noção de “o que comprar, quando e quanto”.

2. Cuide da sua saúde e bem-estar

Pensar em enxoval inclui pensar nos produtos e cuidados para a mamãe também. Cuidar da saúde do corpo e da mente é importante durante todo o tempo, mas, no primeiro trimestre de gravidez, é preciso ter uma atenção especial.

A gravidez é um período propício ao aparecimento de estrias, celulites, alergias e também ao aumento da oleosidade da pele. O motivo é a maior produção de alguns hormônios, fazendo com que o corpo acumule gordura em algumas regiões.

Por isso, é importante rever a utilização de alguns cosméticos e substituir por outros que sejam mais suaves e específicos para grávidas. Se você optar por uma limpeza de pele, não faça com frequência e redobre a atenção aos cuidados, afinal, esse procedimento deixa a pele muito fina e pode potencializar o aparecimento de manchas no rosto. Não se esqueça dos cremes hidratantes e do filtro solar.

Tratamentos direcionados para celulites e estrias devem ser feitos sob orientação médica. Também é importante prestar atenção nos rótulos dos cremes para saber se há contraindicação para gestantes.

3. Pesquise preços no primeiro trimestre de gravidez

Alguns produtos como o carrinho do bebê, o bebê conforto, o berço e móveis possuem um valor agregado maior. Por isso, é recomendado que você faça uma pesquisa de preços. Dessa forma, você já terá certeza de onde procurar na hora que decidir efetuar a compra desses itens.

Lembre-se de que, por serem produtos que geralmente demoram a ser entregues, não é indicado esperar muito para efetuar a compra, afinal, pode ser que alguma troca seja necessária.

Outros produtos, especialmente as roupinhas, podem até fazer parte do primeiro trimestre de gravidez, mas opte sempre pelas peças unissex por ainda não saber o sexo do bebê. Procure não comprar grande quantidades de roupinhas, afinal, você ainda vai ganhar muitos presentes ao longo dos 9 meses.

(Saiba as roupas que não podem faltar no enxoval de bebê até os 6 meses)

4. Planeje-se financeiramente para o restante da gravidez

Outra coisa importante a fazer no primeiro trimestre é se planejar financeiramente. Economize dinheiro, preveja futuros gastos, corte outros e organize-se. Montar uma planilha pode ser uma boa alternativa e vai te ajudar melhor a controlar os gastos para não chegar ao final da gestação com as contas no vermelho.

Saiba lidar com a empolgação inicial da gravidez e não saia comprando tudo que vê pela frente, pois as chances de erro ou desperdício aumentam.

Essas são algumas dicas e ideias para pensar no enxoval durante o primeiro trimestre de gravidez. O importante é começar a se organizar cedo para não errar nas escolhas e evitar contratempos.

Conte para a gente o que você achou das dicas de hoje e compartilhe as suas dúvidas e sugestões deixando um comentário aqui no post!


No EuNeném você pode criar sua  lista de enxoval online. Pode compartilhar sua lista com amigos e familiares e ganhar presentes durante toda a gravidez. Experimente agora!

5/5 - (2 votes)