3 min read

Enxoval do bebê: saiba quando e como começar a planejar as compras

Enxoval do bebê: saiba quando e como começar a planejar as compras

eunenem-enxoval-do-bebe-saiba-quando-e-como-comecar-a-planejar-as-compras.jpeg

Basta a gravidez ser confirmada que você logo se derrete quando vê aquele macacãozinho na vitrine, não é mesmo? Cada acessório, roupinha, brinquedo… Um item mais lindo que o outro! Mas a pressa é inimiga da perfeição e, ser levada pela ansiedade na hora de montar o enxoval do bebê, só fará com que você cometa deslizes e acabe comprando o que nem mesmo vai usar.

Para ajudar você a se preparar e programar com calma as compras, trouxemos as principais dúvidas sobre enxoval. Confira!

A partir de que mês da gestação devo pensar no enxoval do bebê?

É normal a euforia ao receber a notícia da gravidez, porém não se apresse ou cometa excessos. O primeiro trimestre da gravidez é o período mais delicado para o desenvolvimento do embrião, por isso é importante ter cuidado e atenção redobrados.

O ideal é que você comece a pensar sobre o enxoval apenas a partir da 13ª semana (4º mês) de gestação, ou seja, no segundo trimestre, quando provavelmente já saberá o sexo do bebê. Mas, caso queira adiantar algumas compras, uma boa sugestão é apostar em um enxoval unissex, com cores neutras, como: amarelo, branco, cinza, verde ou laranja.

Algumas mamães costumam comprar muitas roupinhas, mas lembre-se de que bebês crescem rápido. Portanto, não compre tantas peças para recém-nascidos ou menores de 1 ano.

Como me organizar e planejar as compras durante a gestação?

Você já começou a comprar as primeiras peças do enxoval do bebê e a tomar as primeiras decisões para preparar sua casa para a chegada do neném. Nesse período, é comum ficar um pouco afobada e querer fazer tudo de uma vez com medo de que não dê tempo de terminar antes do parto.

Por isso é tão importante sentar, orçar e definir um limite de gastos para não acabar com dívidas, além de estabelecer as suas reais prioridades e se organizar melhor. Você pode começar, por exemplo, elaborando uma pequena lista de compras para não esquecer as coisas importantes e também evitar itens supérfluos e repetidos.

Uma vez decidido que você precisa de determinado produto, compare os preços em diferentes lojas antes de comprar e, se possível, pague sempre à vista. Outra dica importante é montar um cronograma para as alterações e obras no seu lar, especialmente as que envolvem o quarto do bebê. Isso ajuda a evitar atrasos e imprevistos.

Quando devo preparar o quarto do neném?

A partir da 19ª semana de gestação você já pode começar a decorar o quarto. Primeiro, as superfícies: pintura, revestimento e piso. Em seguida, a iluminação. Feito isso, providencie a mobília, como cômodas, prateleiras, berço e poltrona de amamentação, pois móveis costumam ter um prazo de entrega mais longo.

Durante a 30ª e 35ª semana, será a vez dos objetos pequenos de decoração, como enfeites, luminárias, tapete, kit higiene, etc. O ideal é que o quarto fique pronto até a 37ª semana (8º mês da gravidez).

Lembre-se de sempre fazer as compras considerando um tempo hábil para possíveis trocas e devoluções, assim, no período final da gravidez ou depois que o bebê nascer, você evita esse tipo de preocupação.

E aí, mamãe, esclareceu suas dúvidas? Esperamos que sim, mas não se esqueça: é muito importante pesquisar antes de comprar. Faça comparações, procure outras versões do mesmo produto, etc. Isso pode fazer com que você economize na compra do enxoval do bebê e também evite gastar com produtos repetidos.

Compartilhe o artigo no Facebook e ajude outras mães a planejar suas compras!

Veja mais textos sobre Lista de Enxoval de Bebê


No EuNeném você pode fazer o seu  chá de bebê ou chá de fraldas online. Compartilhe com seus amigos e resgate os presentes em dinheiro para comprar o que você realmente precisa. Experimente agora!

4.6/5 - (5 votes)