7 min read

Chá Rifa: Como Fazer - O Guia para fazer o Chá-rifa Incrível

Chá Rifa: Como Fazer - O Guia para fazer o Chá-rifa Incrível

Chá Rifa: Tudo que você precisa para fazer o seu.

Chegou o momento tão esperado de fazer o Chá de Bebê. Aquele momento que preparamos toda a decoração, os docinhos e lembrancinhas com muito amor.

Mas a pandemia tem tornado esse sonho mais difícil de acontecer, com a presença de todos que gostaríamos de convidar.

Só que as mães encontraram duas soluções incríveis para ter o carinho dos amigos e familiares mesmo à distância. Descobriram o Chá Rifa, a Lista de Presentes do Chá Rifa e o Chá de Bebê Online.

Dessas duas maneiras os pais não deixam de receber o carinho dos familiares e amigos e os presentes do Chá de Bebê que são sempre uma parte muito importante do enxoval.

Vamos falar aqui desse primeiro que se parece muito com aquela velha conhecida nossa: a Rifa.

Chá Rifa de Bebê – Confira o que iremos abordar:

  • Como Fazer um Chá Rifa?
  • O que sortear no Chá Rifa?
  • Quais presentes pedir no Chá Rifa?
  • Quantos números usar no Chá Rifa?
  • Cartela de Chá Rifa, preciso ter?
  • Como Sortear o Chá Rifa?
  • Como fazer o Convite do Chá Rifa?
  • Como fazer a Lista de Presentes do Chá Rifa ?
  • Como agradecer os presentes do Chá Rifa?

Como Fazer um Chá Rifa?

A Dinâmica do Chá Rifa é muito simples. Você define um prêmio de forma simbólica e cada amigo ou familiar que presentear seu neném no seu chá de bebê recebe um número da sorte.

Os passos para fazer seu Chá Rifa são esses:

  1. Defina a data do seu chá rifa.
  2. Escolha um prêmio simbólico para quem ganhar.
  3. Crie uma lista de presentes do chá rifa ou uma lista de números
  4. Compartilhe esse chá para todos seus amigos e familiares.
  5. Cada convidado que presentear seu bebê no seu chá de bebê recebe um número da sorte.
  6. Faça o sorteio desse número de forma manual ou em algum site (você pode fazer uma live com todos para o sorteio ser divertido).
  7. Conte a todos quem foi o ganhador e agradeça a cada um pelos presentes.

O que sortear no Chá Rifa?

A ideia do prêmio do Chá Rifa não é ser algo que seja muito caro, afinal o Chá Rifa é para receber presentes e não para gastar muito.

Por isso o presente é, na maioria das vezes, simbólico. Mas como é uma brincadeira divertida, quanto mais “interessante” for o prêmio, mais você pode conquistar o  envolvimento de todos.

Aqui estão alguns exemplos que as mães estão usando como prêmio do Chá Rifa:

  • Cesta de Café da Manhã
  • Um kit de beleza (Natura, Avon)
  • Dinheiro (o mais comum é em torno de R$100,00 ou R$200,00, de acordo com a sua realidade)
  • Um jantar em um restaurante
  • Um dia em uma pousada

Você pode definir também, primeiro e segundo prêmio para cada um ter mais chance de ganhar e a brincadeira ficar mais divertida.

Quais presentes pedir no Chá Rifa e como receber?

Ah, o mais comum de se receber no Chá Rifa são fraldas, pois cada convidado acaba dando o mesmo valor. Mas muitas mamães fazem também, onde cada escolha de um número é um ítem de um enxoval. Outras fazem em sites de Chá de Bebê Online e recebem em dinheiro e aí compram o que precisam. 

Mas lembre-se que o maior problema de receber fraldas nos chás é seu bebê não se adaptar aquela marca de fralda e você perder todas que ganhou.

Outra coisa que acontece é que o volume de fraldas é grande e ocupa MUITO espaço em casa. A gente não pensa nisso na hora, mas você terá que arrumar um espaço na sua casa para guardar todos os pacotes até que seu bebê use tudo. É uma loucura.

O que está fazendo muito sucesso é juntar o Chá Rifa com o Chá de Bebê Online. Nesse caso você usa o site de chá de bebê online para receber os presentes, cada convidado escolhe o presente virtual que quer te dar. Esses presentes virtuais são simbólicos, pois você recebe os presentes em dinheiro. 

Aí você recebe os presentes online e para cada um deles você define um número e depois faz o sorteio.

Quantos números usar no Chá Rifa?

Essa é uma dúvida muito comum e aqui vai mais uma dica para o chá ficar incrível.

Normalmente as mamães escolhem 50 ou 100 números. Saber exatamente quantos convidados irão participar é sempre uma dúvida.

Então, a melhor forma de se fazer é começar com 50 números. Se eles acabarem, você vai completando de 50 em 50. 

Perfeito né? Isso facilita demais na hora de gerir que número é de quem e quantos já foram e quantos faltam.

Cartela de Chá Rifa, preciso ter?

Olha a idéia da cartela é incrível, mas complica muito também.

Na internet temos centenas de modelos de cartelas que você pode baixar à vontade, se quiser. Mas a questão da cartela é que muitas vezes as pessoas escolhem os mesmos números. E nesse momento fica um caos. 

Você tem que se preparar para ficar gerenciando quem quer qual número e quem escolheu primeiro.

O que pode acontecer também, é você ficar um tempo fora do celular e depois ver que tem várias pessoas que escolheram o mesmo número.

Se você curte cuidar disso, vai se divertir. Se não curte, pode ter sua lista do chá rifa online (te conto dela mais embaixo).

Como Sortear o Chá Rifa?

Esse passo é muito simples e pode ser um grande momento de juntar todo mundo.

Você pode marcar um dia e fazer uma live para fazer o sorteio. É a grande hora se você quiser fazer uma decoração pequena, é um simbolismo lindo para seu chá. Aí você junta todo mundo, agradece a eles e cria aquele grande momento de ver quem é o ganhador e pode comemorar com todo mundo junto, mesmo que online.

Se quiser fazer de forma mais simples, você pode gravar um vídeo para mandar para todos, agradecendo os presentes e fazendo o sorteio nesse vídeo.

Para sortear, o melhor formato e mais divertido, é fazer por papel mesmo. Do jeito antigo. Escrevendo os nomes em um papel e dobrando. Balançando o saquinho e fazendo o suspense na hora de sortear.

Se você é mais digital, pode fazer em qualquer site de sorteio (como o sorteador.com.br). Coloque lá a quantidade de números do seu Chá Rifa e se sortear um número que não é de ninguém, basta fazer de novo.

Como fazer o Convite do Chá Rifa?

Para contar para todo mundo do seu chá, a grande dica é fazer um convite bonitinho e gratuito. Você pode usar esse site para fazer seu Convite de Chá Rifa

https://eunenem.com/cha-de-bebe/convites  

 

Pegue a imagem do convite e mande para todo mundo pelo Whatsapp, contando para seus convidados como mandar os presentes ou qual o link da sua Lista de Presentes do Chá Rifa

Como fazer a lista de presente do Chá Rifa?

Falamos já que o mais complicado do chá é definir os presentes e recebê-los. Mas te digo mais, muitos amigos e familiares querem presentear, mas acabam não fazendo por não ser algo tão simples. 

Ter que comprar a fralda e mandar entregar ou entrar em um site para escolher o presente, fazer o pagamento, acompanhar a entrega. Fora que se vier algo errado nessa entrega, você que recebeu tem que ir atrás de quem te deu presente para tentar fazer essa parte chata da troca.

Para não viver isso e facilitar a vida dos seus amigos e familiares, você deve criar uma Lista de Presentes do Chá Rifa online.

Ela funciona de forma simples e ajuda MUITO em tudo.

Você cria uma lista online com os principais presentes que gostaria de ganhar e cada convidado entra e já faz a compra. Você pode criar uma lista só de fraldas ou até mesmo uma lista só de números para cada convidado escolher o número dele no seu Chá Rifa.

Tá, mas porque isso é muito melhor? 

Então, essa lista facilita demais. Primeiro, porque você cria super rápido. Depois, porque você manda simplesmente um link para os convidados e eles já fazem a escolha e te presenteiam ali na hora. Isso aumenta muito a quantidade de presentes que você irá receber. Você já pode agradecer diretamente a cada um nessa lista também.

Sem contar que como os presentes são virtuais, você recebe o valor deles em dinheiro e assim você vai comprando o que precisa, na loja que quiser e se optar pelas fraldas mesmo, você pode ir comprando aos poucos e a medida que seu bebê for crescendo, assim você não perde fraldas se seu bebê não se adaptar a uma marca ou crescer mais rápido. Fora o espaço no armário que não ficará mais ocupado, né?

Faça aqui a sua Lista de Presentes do Chá Rifa  e envolva todo mundo. 

Como agradecer os presentes do Chá Rifa?

Cada presente que recebemos no nosso Chá é um carinho que a pessoa teve com nosso bebê e nada mais perfeito do que respondermos cada um.

Uma mensagem de agradecimento a cada presente deve ser feita na hora que você receber o carinho.

Fica a seu gosto o formato da mensagem, mas mesmo uma mensagem simples cria uma alegria muito grande em quem te deu o presente.

Você pode fazer uma lembrancinha e mandar para cada um também, se quiser ir mais a fundo no agradecimento.

Tem também esse vídeo que gostamos:

 

E Mais…

Descubra também como fazer um chá de bebê online

 

5/5 - (21 votes)