5 min read

Atraso menstrual: estou grávida?

Atraso menstrual: estou grávida?

A possibilidade de gravidez é uma ideia muito comum entre as mulheres logo nos primeiros dias de atraso menstrual. Porém, não é sempre que esse fenômeno é sinônimo de um bebê.

Ficou curiosa? Então continue lendo este post. A seguir, listamos as principais dúvidas a respeito do atraso menstrual e da possibilidade de uma gravidez.

atraso-menstrual02

É normal ter a menstruação atrasada por alguns dias?

Sim, isto é completamente normal e ocorre com frequência entre as mulheres.

O ciclo regular tem a duração de, mais ou menos, 28 dias. Existem, porém, alguns mais curtos, de 24 dias, e outros que chegam até a 30. Ou seja, não dá para seguir um padrão em relação ao calendário menstrual de uma mulher.

Caso sua menstruação atrase por até 10 dias, não se desespere. É preciso ficar atenta apenas quando o fato ocorre com frequência; daí é importante procurar um especialista para averiguar a situação.

Um dos motivos mais comuns que geram o atraso menstrual é estresse ou fatores emocionais em geral. Isso acontece porque os hormônios que têm ação no sistema reprodutor feminino são formados na hipófise e no hipotálamo, glândulas localizadas no cérebro.

Quando você está um pouquinho estressada, preocupada ou com alguma outra coisa que deixe sua mente em alerta, é comum que a menstruação atrase.

Ao perceber a alteração no ciclo e ficar com uma expectativa muito grande, também é comum que ela demore ainda mais a “descer”, já que os níveis hormonais são afetados.

Entretanto, em situações nas quais o atraso passa de 10 dias, existem chances de você estar grávida ou com alguma outra disfunção no organismo.

O atraso menstrual é sinônimo de gravidez?

Não necessariamente. Por mais que a primeira hipótese seja a de uma possível gravidez, o atraso menstrual também é sintoma de diversos outros fatores que podem estar acontecendo no seu corpo. Separamos os principais abaixo:

Atividade física intensa

Mulheres que iniciam ou já praticam uma rotina de atividade física intensa — porém, aumentam a intensidade — podem viver os atrasos menstruais.

Quando os exercícios são intensificados, acontece uma diminuição nas células de gordura — que são depósito do hormônio feminino estrogênio.

É comum que a menstruação chegue com atrasos ou diminua seu fluxo, já que a mulher pode chegar até a deixar de entrar no período fértil (dependendo da frequência e da intensidade das atividades).

Uso de anticoncepcionais

 

Pílulas anticoncepcionais também podem ser um fator que desregula o ciclo menstrual.

Quando a mulher usa a pílula por muito tempo e decide parar, é muito provável que a menstruação não “desça” de acordo com os padrões anteriores ao corte do medicamento.

Isso acontece porque, após parar de tomar o remédio, o organismo precisa de um tempo para adaptar a produção hormonal que foi alterada durante todo o período no qual foi feito o uso das pílulas.

atraso-menstrual03

Problemas na tireoide

Disfunções na tireoide afetam o ciclo menstrual, já que a glândula tem influência na liberação dos hormônios estimuladores dos ovários. Além disso, ela é responsável por regular o metabolismo do corpo.

Se for o caso dos níveis estarem fora do normal, é possível que haja uma interferência na periodicidade da menstruação e da ovulação.

Má alimentação

Quando a dieta não garante a quantidade necessária de nutrientes para o organismo, é comum que o ciclo menstrual sofra alterações.

Desnutrição e falta de vitaminas geram um colapso hormonal. Mudar drasticamente de dieta tem efeito semelhante, já que o corpo precisa se acostumar com a nova rotina alimentar.

Gravidez

 

Após procurar um médico e não identificar nenhum problema aparente, existem grandes chances de você estar grávida.

Algo que aumenta a dúvida e a ansiedade a respeito de uma possível gravidez é o corrimento branco.

Corrimentos (que na verdade devem ser chamados de “muco”), quando não acompanhados por coceira ou por odores fortes, são naturais no corpo de uma mulher.

Após a fecundação, no momento que o embrião chega até seu destino final, é comum que haja um aumento considerável nos níveis de mucosas e de pequenos sangramentos.

Sabendo disso, ele é associado à gravidez — porém, é certo. Ainda é preciso buscar alternativas que te assegurem em 100% que você está realmente grávida.

primeiros-sintomas-de-gravidez02

Quais são os sintomas de gravidez que aparecem logo de cara?

Listamos os principais sintomas que podem indicar uma gravidez e que aparecem logo no início do atraso menstrual. Eles são os seguintes:

  • cólicas;
  • fadiga constante;
  • enjoos e vômitos;
  • variações de humor;
  • aumento na vontade de fazer xixi;
  • e mamas sensíveis, inchadas e doloridas.

Alguns desses sintomas podem aparecer ainda antes do atraso menstrual. Porém, na maioria das vezes, são tão sutis que nem mesmo a mulher consegue perceber. É mais comum que eles surjam com mais frequência e intensidade após o atraso.

Eu acho que estou grávida. E agora?

atraso-menstrual01

Se você está passando por um atraso menstrual superior a 10 dias, não tem nenhum outro problema de saúde e, além disso, apresenta algum dos sintomas citados anteriormente, é possível que você esteja grávida.

A dúvida deve ser esclarecida a partir da realização de testes de gravidez. Logo de imediato, é muito comum que o teste de farmácia seja comprado.

Ele funciona da seguinte maneira: ao urinar no “palitinho” do aparelho, serão detectados os níveis do hormônio beta HCG no organismo. O hormônio só começa a ser produzido no corpo de uma mulher quando o óvulo é implantado. Ou seja, caso exista Beta HCG no seu organismo, a gravidez é confirmada.

O mesmo processo ocorre no exame de sangue, que detecta uma possível presença do hormônio no sangue. Geralmente é mais recomendável do que as outras opções, que estão mais suscetíveis a sofrerem interferências externas.

Mas tenha em mente que, em ambos os métodos, o “falso positivo” é normalmente incomum.

Existem diversos testes de gravidez on-line que podem te ajudar a esclarecer as dúvidas de maneira mais prática e contextualizada de acordo com a sua rotina. Neles são feitas perguntas como “você está tendo algum tipo de corrimento?” e “você está sentindo dores abdominais?”.

Lembre-se, porém, que é preciso realizar um teste real (às vezes, até mais de um) para ter certeza ou para descartar a hipótese.

 

Aproveite para conferir quais são os 15 primeiros sintomas de gravidez.

5/5 - (2 votes)